Samuel Pessoa

Atendimento (19) 3242-7399

Dúvidas

O JEJUM É NECESSÁRIO PARA TODOS OS EXAMES DE SANGUE?

Não.  Tem alguns exames como HEMOGRAMA, TIPAGEM SANGUÍNEA, TESTE DE GRAVIDEZ e outros, que não precisam de jejum. Assim como tem exames que precisam de 12, 8 ou 4 horas de jejum, tem aqueles exames como dosagem de GLICOSE que não devem ultrapassar 12 horas.

POSSO INGERIR ÁGUA OU MEDICAÇÃO DE ROTINA ANTES DE FAZER OS EXAMES?

Água pode com moderação. Quanto aos medicamentos de rotina, informe sempre ao laboratório o que está tomando.

TODA VEZ QUE VOU TIRAR SANGUE O LOCAL PODE FICAR ROXO?

Pode ocorrer em algumas situações como veias finas, delicadas ou com muita pressão; uso de algum medicamento que altere a coagulação sanguínea;  falta de compressão no local da punção,  também pode causar o chamado braço roxo (hematoma). Isto ocorre porque há um extravasamento de sangue para fora da veia.

PARA EXAME DE FEZES TEM QUE COLHER AS FEZES DO DIA? É NECESSÁRIO JEJUM?

Para o exame de fezes mais comum, ou seja, o PROTOPARASITOLÓGICO, não precisa ser fezes do dia. No Laboratório Samuel Pessoa, você pode retirar os frascos com conservante e o material pode ser entregue no laboratório após ser coletado e mantido em temperatura ambiente. Se for Fezes 3 amostras, o procedimento é o mesmo. Não é necessário jejum para este exame, porém existe outros tipos de exames de fezes que precisam de dietas e instruções específicas. Nesses casos, entre em contato com o laboratório para pegar as instruções.

TODOS OS EXAMES DE SANGUE QUE PRECISAM DE JEJUM PRECISAM SER FEITOS PELA MANHÃ?

Nem todos. A maioria dos exames de sangue precisa apenas de 4 horas de jejum, podendo ser realizados tanto pela manhã como à tarde.

O CAFÉ OU CHÁ SEM AÇUCAR INTERROPEM O JEJUM?

Não convém tomar nenhuma dessas bebibas, mesmo sem açucar, pois ambas contém substâncias como a cafeína que interferem am algumas dosagens bioquímicas.

E BEBIDAS ALCOÓLICAS, POSSO BEBER?

Não. Bebiba alcoólica é proibitiva porque altera o metabolismo dos açucares como a glicose, interferindo assim nos resultados dos exames. O colesterol também é um exame que pode ser alterado, embora em menor proporção.

MESMO FAZENDO JEJUM DE 12 A 14 HORAS, A ALIMENTAÇÃO PODE INTERFERIR NOS RESULTADOS?

Sim, principalmente no caso do triglicérides. Se uma pessoa que tem altos níveis de triglicérides, optar por uma dieta rígida na véspera do exame, terá resultados falsamente baixos. Já uma pessoa com triglicérides normal, se fizer uma refeição com muita gordura como feijoada, churrasco, etc,  poderá apresentar resultados falsamente altos. Por isso é importante manter a dieta habitual pelo menos 15 dias antes de fazer o exame.

POSSO FUMAR ANTES DE FAZER EXAMES LABORATORIAIS?

Alguns testes podem ter seus valôres de normalidade alterados pelo fumo. A dosagem de glicose é um deles.

PODE SER FEITO EXAMES DE SANGUE ESTANDO GRIPADO OU COM FEBRE?

Pode sim. Tem exames inclusive, que são solicitados justamente para investigar se há alguma infecção causando a febre. Porém, em alguns casos a doença responsável pela febre pode interferir em resultados destinados a pesquisar doenças imunológicas. Sendo assim, por segurança, consulte seu médico ou o laboratório antes de realizar a coleta do exame.

REMÉDIOS INTERFEREM NOS RESULTADOS DOS EXAMES?

Medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios causam alteração em testes como os de coagulação no sangue, normalmente solicitados como pré-operatórios. Portanto, se estiver tomando alguma medicação, avise a atendente do laboratório antes de coletar o exame. Se algum deles causar interferência, será necessário conversar com seu médico para saber se é possível suspende-lo temporariamente. Caso não seja, deverá ser levado em conta no momento de interpretar os resultados.

FAZER GINÁSTICA OU CAMINHADA PODE ALTERAR O EXAME?

Exercícios físicos consomem calorias, e a primeira a ser reduzida é a glicose. Além disto, durante a prática dos exercícios físicos, é gerado um grande número de metabólicos proveniente dos músculos, como o ácido lático e a creatino fosfoquinase (CPK), que terão seus resultados alterados. Se você for um desportista regular, informe ao laboratório antes de realizar os exames de sangue.

URINA SÓ PODE SER COLHIDA NO LABORATÓRIO?

Depende do exame.  A Urocultura, o ideal é que seja colhida no laboratório para seguir os padrões de assepsia que o exame exige. Se não for possível o paciente vir até o laboratório, deve pegar as instruções de coleta que estão disponíveis no site ou no próprio laboratório, ou ainda por telefone. Quanto ao exame de Urina I, que é mais simples, pode ser coletada em casa e levada ao laboratório no máximo em 2 horas.  Mesmo assim deve ser feito uma higiene antes da coleta. As instruções também podem ser vistas no site ou pegar por telefone. Para coleta de criança que precisa de coletor infantil (saquinho), estas devem ser coletadas somente no laboratório.

SÓ PODE SER A PRIMEIRA URINA DA MANHÃ?

Não. A urina pode ser coletada a qualquer hora do dia, desde que permaneça no minimo 2 horas sem urinar para ter o volume e concentração necessarios para um bom resultado da análise.  Se for coletar em casa, não esquecer dos cuidados com a higiene e que o frasco tem que ser apropriado para cada tipo de exame. O Laboratório Samuel Pessoa tem todos os frascos à sua disposição para todos os tipos de exames de urina - Tipo 1, Urocultura e Urina de 24 horas -basta retirar em uma de nossas Unidades de Atendimento.

QUAIS EXAMES PRECISAM DE ABSTINÊNCIA SEXUAL? 

Espermograma e PSA são exames que precisam de abstinência sexual.  No caso das mulheres, recomenda-se não manter relação sexual na noite que antecede a coleta de secreção vaginal, Papanicolaou ou coleta de Urina.

DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL POSSO FAZER EXAMES?

Pode. Mas é importante informar o laboratório sobre esta condição. O exame de urina por exemplo, sofre alterações durante o período menstrual apresentando grande quantidade de hemácias e aumento da proteína urinária, podendo levar o médico a interpretações falsas do exame.  No caso de urgência, o médico solicitante deverá estar ciente e o laboratório deverá ser informado. As dosagens hormonais também sofrem alterações normais no período menstrual, que serão interpretadas por especialistas clínico geral, endocrinologista ou ginecologista.

APÓS EXAME DE IMAGEM COM CONTRASTE, POSSO FAZER EXAMES DE SANGUE?

Somente após 72 horas depois de realizado o exame de imagem. Geralmente o contraste interfere nas análises.

OUTRAS DÚVIDAS RELACIONADAS A QUAISQUER EXAMES LABORATORIAIS, ENTRE EM CONTATO COM NOSSA CENTRAL PELO TELEFONE (19) 3242-7399 OU PELO SITE www.samuelpessoa.com.br



Av. Andrade Neves, 1.746 - Castelo Campinas - SP - CEP 13070-000

Atendimento
(19) 3242-7399 laboratorio@samuelpessoa.com.br


Todos os direitos reservados para Laboratório Samuel Pessoa